Bem vindo à zona por mim escolhida para escrever o que me vai na cabeça..

...ou que, na maior parte das vezes, finjo que vai, porque fica sempre bonito fingir que se sente, como o poeta.

PS


quarta-feira, 16 de março de 2011

Ego

O que é o ego?
Descartando definições e sinónimos formais, o ego é geralmente entendido como a ideia e opinião que temos de nós próprios, tanto física como psicologicamente.
O que cria/molda o ego?
Humores, climas, o espelho, mentalidades e, principalmente, os outros.
Ah pois… os outros. Os outros influenciam (e bem) o mais comum dos egos… basta um elogio ou uma crítica destrutiva, e lá anda o ego para cima e para baixo.
Ora, eu acho que isto não é nada fofo, e por isso introduzo a minha noção de ego:
“Capacidade de relativizar as opiniões alheias.”
Deves estar a pensar: “Ah mas ouve lá, então mas que tem isso a ver com opinião própria?”
Calma!
Posso?
Ora, então… prosseguindo, desta vez sem interrupções (espero).
Certamente, já viste muita gente abrir a boca só para dizer dizer que “Eu não me importo nada com o que os outros pensam”, não? Claro que já, e ironicamente, esta pérola advém sempre da necessidade que temos de influenciar os outros a pensarem que não temos necessidade de influenciar o que eles pensam…
Vou deixar uma linha em branco só para leres a frase anterior com calma, já que está algo confusa.


Afinal foram duas. Tens, por isso, obrigação de a ter percebido bem.
O meu ego dita a diferença entre o “ele disse aquilo sobre mim, será que é mesmo verdade? Ai Jesus de Nazaré!” e o “ele disse aquilo sobre mim, e soou mesmo a pedir por favor para que eu goze com a cara dele de uma forma que não perceba”.
O meu ego filtra, alimenta-se do que gosta, e retém o que não gosta, para avaliar, reflectir e aprender, ou simplesmente descartar, se não passarem de frustrações alheias verbalizadas.
O meu ego sou eu.
Isso mesmo.
Eu.
E não os outros.
Se o meu ego fosse os outros, ele não seria o meu ego… seria, claro está, os outros.
Tenho um ego bastante influenciável, mas só por mim.
Ora toma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário